Alguém que está lendo esse texto, já viu algum ato “altruísta”, desculpa aí, mas quem você quer enganar atos “altruístas” não existem! Muitos vão querer me criticar(isso se alguém ler, tomara que leiam), mas tudo bem, é publicidade grátis. Um assunto da moda hoje, são os desabrigados no Haiti, e esse país precisa muito da caridade de cada um, mas será que alguma dessas doações foi altruísta?
O que queremos extrair da palavra altruísmo, no dicionário ela foi posta como amor ao próximo e filantropia, palavras verdadeira, creio eu, porém, ao botar altruísmo como antônimo de egoísmo, tenho que discordar da existência de tal coisa, por mais que esteja ajudando alguém, e não esteja pedindo nada em troca, reflita no que pensou e no que não pensou, pesquisem na raiz do ato, alguns não precisarão ir muito longe, pra saberem que foi por uma maior visibilidade e uma boa imagem, outros chegaram ao, alegrar-se com a alegria do outro, então quer dizer que se a alegria do outro te deixasse triste você não faria? Quando faz algo por ficar alegre, você faz isso por um motivo pessoal.
Quando a boa ação é praticada pra alegrar o próximo e assim alegrar a si mesmo, esse ato que pode parecer altruísta é um ato de puro egoísmo, porém, dentro deste ato existe o amor ao próximo, que está incumbido na palavra altruísmo, e essa é a parte bonita, o egoísmo não é feio, mas o amor ao próximo é bonito, o que temos que aprender é que ser egoísta, é o que nos faz acordar a cada manhã, nos levantarmos, darmos os primeiros passos do dia ou qualquer outra coisa, a pessoa que não pensa em si sucumbirá, pois há de se lembrar que é bom se sacrificar pelos outros, mas nem sempre compensa.
Sem outras pessoas a vida fica difícil, porém pode viver sem uma, e em contrapartida, sem você mesmo, você não vive de jeito nenhum, esse é o ponto que cada um tem que lembrar pra levar sua vida, qual tipo de decisão você quer fazer, cabe somente a si mesmo.